Rua Vereador José Honório - Sousa - PB Atendimento 24H (83)3522.1777 / 99312-2402

Bilirrubina

O exame de bilirrubina serve para diagnosticar e/ou monitorar doenças do fígado, como cirrose, hepatite, ou cálculo biliar. A bilirrubina é uma substância alaranjada produzida quando o fígado decompõe glóbulos vermelhos velhos. A bilirrubina é então removida do corpo através das fezes e uma pequena porção na urina.

A dosagem de bilirrubina no sangue serve, portanto, para avaliar o funcionamento do fígado. Se há um excesso dessa substância no sangue, é sinal de que ela não está sendo corretamente filtrada a descartada pelo fígado.

Bilirrubina circula na corrente sanguínea em duas formas:

Bilirrubina indireta (ou não conjugada): essa forma não se dissolve em água e é a bilirrubina que viaja na corrente sanguínea para o fígado, onde é transformada em uma substância solúvel

Bilirrubina direta (ou conjugada): quando a bilirrubina indireta chega ao fígado é excretada na forma de bile, constituindo um dos pigmentos biliares. Essa substância então retorna à corrente sanguínea para ser excretada nas fezes. Por ser solúvel em água, a bilirrubina conjugada é encontrada em pequenas quantidades na urina.

Bilirrubina total e os níveis de bilirrubina direta são medidos no sangue, enquanto que os níveis de bilirrubina indireta são derivados a partir das medições de bilirrubina total e direta.

Indicações

O exame de bilirrubinas geralmente é pedido para avaliar o funcionamento do fígado. Fatores de que justificam a dosagem de bilirrubina são:

    Icterícia
    Alcoolismo
    Suspeita de intoxicação por drogas
    Exposição ao vírus da hepatite
    Taquicardia.

Outros sintomas que podem estar presentes incluem:

    Urina escura ou alaranjada
    Náusea e vômito
    Dor abdominal, principalmente no quadrante superior direito
    Fadiga e mal-estar, geralmente acompanhadas de doença hepática crônica.

O exame também pode ser pedido se há suspeita de anemia hemolítica. Nesse caso, a dosagem de bilirrubina é feita juntamente com outros testes, como hemograma completo, contagem de reticulócitos, haptoglobina e colesterol total.

Em recém-nascidos, a bilirrubina pode ser medida para investigar a causa de icterícia. O excesso de bilirrubinas no organismo de bebês pode prejudicar o desenvolvimento de células cerebrais e causar deficiência cognitival, de aprendizagem e de desenvolvimento, além de perda ou problemas de movimento dos olhos e de audição. É importante que um nível elevado de bilirrubina no recém-nascido seja identificado e tratado rapidamente.
Contraindicações

Não existem contraindicações expressas para um exame de bilirrubina. No entanto, o médico ou médica pode dizer se você está apto a fazer o teste ou não.
Grávida pode fazer?

Não há contraindicações para a realização do exame de bilirrubina durante a gravidez.
Preparo para o exame

Para o exame de bilirrubinas é necessário um jejum mínimo de três. Em lactentes, a coleta deve ser feita antes da próxima mamada.

Pode ser necessário interromper o uso de certos medicamentos antes do exame ser realizado, mas apenas o médico ou médica pode afirmar isso. Dessa forma, é importante dizer quais medicações você toma regularmente. Exemplos de medicamentos que podem afetar os níveis de bilirrubina incluem antibióticos, sedativos, diuréticos e medicamentos para asma.

Como é feito?

Em um hospital ou laboratório, o exame de creatinina é realizado por um profissional de saúde da seguinte forma:

    Com o paciente sentado, é amarrado um elástico em volta do seu braço para interromper o fluxo de sangue. Isso faz com que as veias fiquem mais largas, ajudando o profissional a acertar uma delas
    O profissional faz a limpeza com álcool da área do braço a ser penetrada pela agulha
    A agulha é inserida na veia. Esse procedimento pode ser feito mais de uma vez, até que o profissional de saúde acerte a veia e consiga retirar o sangue
    O sangue coletado na seringa e colocado em um tubo
    O elástico é removido e uma gaze é colocada no local em que o profissional de saúde inseriu a agulha, para impedir qualquer sangramento. Ele ou ela pode fazer pressão sobre a bandagem para estancar o sangue
    Uma bandagem é colocada no local.

No caso de bebês, a amostra de sangue pode ser retirada no calcanhar. A pele do calcanhar é primeiro higienizada com álcool e, em seguida, perfurada com uma pequena lanceta estéril. Várias gotas de sangue são coletadas em um pequeno tubo. Quando sangue suficiente tiver sido coletado, uma porção de gaze ou algodão é colocada sobre o local da punção. É feita uma leve pressão sobre a área e, em seguida, um pequeno curativo é aplicado.
Saiba mais: Raiz de alcaçuz melhora o sistema respiratório e protege o fígado

Em vez do teste do calcanhar, alguns hospitais podem usar um dispositivo chamado de transcutâneo para verificar o nível de bilirrubina no recém-nascido. Este pequeno dispositivo portátil mede os níveis de bilirrubina quando é colocado suavemente sobre a pele. Com este dispositivo, pode não haver necessidade de perfurar a pele do bebê. Este é um teste de triagem, e uma amostra de sangue será necessária se o nível de bilirrubina do bebê é alto.
Tempo de duração do exame

O exame de bilirrubinas leva poucos minutos para ser realizado, podendo demorar mais nos casos em que o profissional de saúde tem dificuldade para acertar a veia e coletar o sangue.

Recomendações pós-exame

Não há nenhuma recomendação especial após o exame. O paciente pode fazer suas atividades normalmente. Como é necessário fazer um jejum de pelo três horas, o paciente poderá se alimentar após a coleta.
Periodicidade do exame

Não há uma periodicidade para se realizar a dosagem de bilirrubina. Tudo dependerá das orientações do médico e da presença ou ausência de doenças que devem ser acompanhadas pelo exame, como hepatite.