Rua Vereador José Honório - Sousa - PB Atendimento 24H (83)3522.1777 / 99312-2402

Albumina

A albumina é muito importante para a nossa circulação sanguínea, pois é ela que regula o nível de água no sangue. Essa albumina é uma espécie de proteína que o fígado produz. Ela, também, é responsável por transportar proteínas, nutrientes, hormônios e até medicamentos pelo corpo.

O exame de albumina, normalmente, é solicitado pelos médicos para identificar alguns tipos de doenças que podem ser prejudiciais à saúde (e até fatais), como doenças hepáticas e, até mesmo, o câncer ou tumores.

Além da coleta e do procedimento ser bem simples, o tempo de espera do resultado pode demorar pouco mais que uma semana (dependendo do laboratório escolhido), sendo que o valor não é alto.

Procedimento para o exame de albumina

Para realizar o exame, basta ir a uma clínica laboratorial e agendar o exame. O procedimento é bem simples e não demanda muito tempo do paciente, pois, é coletado, apenas, uma pequena amostra de sangue, retirada de uma veia do braço ou onde a veia aparecer com mais facilidade.

O tempo estimado para analisar o resultado pode variar, dependendo do laboratório escolhido. Afinal, algumas clínicas realizam o exame no próprio local, enquanto que outras preferem terceirizar o serviço. Contudo, a média para a entrega dos resultados fica entre 7 a 10 dias.

Normalmente, esse exame é solicitado antes do paciente realizar algum tipo de cirurgia, afinal, é importante saber (pelo resultado) que o paciente é capaz de recuperar-se sem desencadear outro problema de saúde.

Mas, esse exame também será pedido ao surgir qualquer suspeita de doenças renais ou hepáticas, ou até para saber como está o quadro nutricional do paciente.exame-albumina

Como vários outros exames, esse tipo também pode ser feito em casa. Basta comprar tiras reagentes e coloca-las na urina para medir o valor de albumina no sangue. Porém, não é muito recomendado, já que os resultados, quase sempre, acusam resultados falsos.

Em gestantes, a solicitação para realizar esse exame é quase uma rotina, afinal, o resultado pode mostrar como está a saúde da mãe e do bebê. O pedido rotineiro faz-se porque as gestantes estão em constante mudança, e é fundamental que a gestação seja sadia e precavida de qualquer imprevisto.
Resultados

A partir desse exame, é possível identificar se há alguma doença causada pelo excesso ou escassez de albumina ou, ainda, se está tudo certo com o nosso corpo e a nossa saúde.

O resultado pode mostrar se a albumina está regular, muito alta ou muito baixa, nesse caso:

Quando constata-se alta, a causa pode estar associada à desnutrição e à sarcoidose (doença sistêmica inflamatória, causada pelo sistema imunológico). O uso de alguns medicamentos também pode aumentar a albumina no sangue, como anabolizantes e hormônios;

Quando identificada como muito baixa, as possíveis causas são o alcoolismo, a cirrose do fígado (destruição da estrutura do fígado), a insuficiência renal (perda da capacidade dos rins filtrarem os resíduos), as queimaduras (qualquer tipo de grau), a diabete (Tipo 1 e Tipo 2) e a gestação.

Outras doenças que podem ser identificadas com esse exame, e que necessitam de uma atenção muito maior, são: doenças renais – pedras nos rins, infecção renal, cistos renais e até câncer e/ou tumor; doenças hepáticas – hepatites virais, doenças metabólicas; inflamações renais; desnutrição, entre outros.
Valores de referência da albumina

O valor de referência da albumina é em torno de 35g a 55g por litro de sangue em nosso corpo. Portanto, se o resultado identificar valores maiores ou menores que esses, é bom se consultar com um médico especialista para localizar a causa dessa variação.

Outros fatores que podem estar associados a essa variação dos valores de referência podem ser porque há a diminuição da produção da proteína albumina (problema associado à desnutrição), cirrose do fígado, diarreia por longos períodos (por qualquer motivo como virose) ou, até mesmo, por queimaduras.