Rua Vereador José Honório - Sousa - PB Atendimento 24H (83)3522.1777 / 99312-2402

Sumário de Urina

Urina tipo 1 – EAS – sumário de urina

Preferencialmente deve ser colhida a primeira urina da manhã, caso isso não ocorra, ficar sem urinar por pelo menos duas horas que antecedem a coleta.

Para exame parcial de urina ou cultura, uma higiene prévia deve ser feita antes da coleta, os órgãos genitais devem ser limpos com água e sabão neutro, lenço umedecido ou com uma solução antisséptica suave para não haver interferência química nos resultados.

A amostra deve ser colhida em recipiente apropriado fornecido pelo laboratório e identificada com nome, data e horário da coleta. Se a coleta não for realizada no laboratório, a entrega da urina deve proceder-se imediatamente, caso isso não ocorra, refrigerar e enviar no máximo em 1 hora.

 
Coleta em bebês:

Fazer uma higiene prévia no local. A coleta é feita com coletor de urina infantil estéril, o qual deve ser trocado a cada 30 minutos e no máximo 1 hora até se obter a amostra.
Rejeição de amostras:

Urinas com contaminações fecais, menstruação ou recipiente em más condições de assepsia serão rejeitadas e uma nova amostra será solicitada.

 
Cultura de urina

A coleta deverá ser realizada preferencialmente, de manhã cedo, pelo menos quatro horas após a última micção. Se estiver fazendo uso de qualquer medicação, especialmente antibióticos, informe para a nossa recepcionista.

Faça a higiene de acordo com a figura acima. Colete a amostra e entregue para a nossa recepcionista.

O laboratório Bioanálise só aceita amostra para cultura de urina coletada em suas dependências

 

Nota: A não realização da assepsia pode causar interferência no resultado de seu exame.

 
Cultura de urina

A coleta deverá ser realizada preferencialmente, de manhã cedo, pelo menos quatro horas após a última micção. Se estiver fazendo uso de qualquer medicação, especialmente antibióticos, informe para a nossa recepcionista.

Faça a higiene de acordo com a figura acima. Colete a amostra e entregue para a nossa recepcionista.

O laboratório Bioanálise só aceita amostra para cultura de urina coletada em suas dependências.

 
Urina em tempo marcado – 24 horas
Ácido úrico (Urina de 24 horas)

Ao levantar pela manhã despreze toda a urina contida na bexiga e anote o horário. A partir deste momento, toda vez que urinar durante o resto do dia e também à noite, recolha integralmente a urina de cada micção, colocando‐a no mesmo frasco de coleta (recipiente descartável).

Se a quantidade de urina for maior que o frasco comporta, use frascos adicionais (quantos forem necessários) para conter todo o volume de 24 horas. Na manhã seguinte colete toda urina contida na bexiga e coloque no frasco. Encerre a coleta da urina no horário correspondente ao horário que desprezou a primeira micção do dia anterior.
Nota:

    Todo volume urinário coletado nas 24 horas deverá ser trazido imediatamente ao laboratório após a coleta;
    Se durante a jornada de 24 horas ao invés de urinar e colocar a urina no frasco, o Sr/Sra urinar direto no vaso. Terá de começar tudo de novo no dia seguinte;
    Colocar urina apenas em frasco fornecido pelo laboratório;
    O laboratório Bioanálise não recomenda colocar urina e nenhum outro líquido ou fluido corporal na sua geladeira.

 
Cultura de urina ou urocultura

A coleta de amostra deverá ser feita, preferencialmente, de manhã cedo, utilizando a primeira urina do dia ou pelos menos quatro horas após a última micção. Se estiver fazendo uso de qualquer medicação, especialmente antibióticos informar para a atendente.

Antes da coleta é necessário fazer uma higiene intima utilizando água ou utilizar lenço estéril umedecido fornecido pelo laboratório.

Em seguida urine desprezando o 1º jato de urina dentro do vaso sanitário e colocar no coletor somente o jato médio.