Rua Vereador José Honório - Sousa - PB Atendimento 24H (83)3522.1777 / 99312-2402

Substãncia redutoras

A pesquisa de substâncias redutoras nas fezes é um exame que detecta a presença de carboidratos como a sacarose e a glicose nas fezes, sendo útil no diagnóstico das deficiências de dissacaridases primárias ou secundárias.

Significância de Resultados:    A má absorção dos diferentes açúcares determina o aparecimento das substâncias redutoras e queda do pH fecal. Ressalta - se que nem sempre existe correlação entre os valores de pH e as substâncias redutoras, pois se os açúcares redutores forem totalmente metabolizados pelas bactérias intestinais , o pH poderá estar baixo e as substâncias redutoras ausentes. A sacarose apesar de não ser um açúcar redutor sofre hidrólise ácida no intestino e também é avaliada como uma substância redutora no material fecal.

Interpretação Clínica:    A intolerância à lactose é a situação na qual ocorrem sinais e sintomas decorrentes da má absorção desse carboidrato. Corresponde a incapacidade do organismo em digerir a lactose devido a uma deficiência ou ausência da enzima intestinal chamada lactase.

A lactose não digerida é fermentada por bactérias intestinais,o que leva a produção de ácido láctico e gases (gás carbônico e o hidrogênio, que é usado nos testes de determinação de intolerância à lactose). A presença de lactose e destes compostos nas fezes no intestino grosso aumenta a pressão osmótica causando diarréia ácida e gasosa, flatulência excessiva, cólicas e desconforto.

Existem três tipos de intolerância à lactose, que são decorrentes de diferentes processos. São eles:
1) deficiência congênita da enzima;
2) diminuição enzimática secundária a doenças intestinais;
3) deficiência primária ou ontogenética.

O primeiro tipo é um defeito genético muito raro, no qual a criança nasce sem a capacidade de produzir lactase. O recém nascido apresenta diarréia grave nas promeiras horas ou dias de vida, logo após inciar alimentação com leite materno ou leites substitutivos. ( de vaca ou cabra) que contém lactose.

O segundo tipo é bastante comum em crianças principalmente no primeiro ano de vida e ocorre devido à diarréia persistente. Após resolução do quadro infeccioso , persiste uma lesão da mucosa intestinal com perda de células produtoras de lactase, e com isso o indivíduo fica com deficiência temporária da enzima até que ocorra a cicatrização da mucosa. Crianças pequenas apresentam com frequencia dermatite amoniacal .

Estatisticamente, o terceiro tipo é o mais comum na população. Com o avançar da idade, existe a tendência natural à diminuição da produção da lactase. Esse fato é mais evidente em algumas raças como a negra (até 80% dos adultos têm deficiência) e menos comum em outras, como a branca (20% dos adultos).A severidade dos sintomas depende da quantidade ingerida e da quantidade de lactose que cada pessoa pode tolerar.