Rua Vereador José Honório - Sousa - PB Atendimento 24H (83)3522.1777 / 99312-2402

Porque é importante se manter sempre hidratado?

As reações químicas, a respiração, a circulação, o funcionamento dos rins, a desintoxicação, a digestão, os sistemas de defesa, a pele, enfim, tudo que é necessário para manter a vida. A água aumenta o volume de sangue. Com esse aumento do volume sanguíneo, os nutrientes que são carregados por ele serão mais bem distribuídos. Ela faz a limpeza do nosso organismo. Joga as toxinas fora, eliminando o excesso de minerais como sódio, por exemplo. Ela é muito importante para fazer toda a regulação do nosso corpo.

A ingestão diária deve ser suficiente para a saúde plena do organismo. Cada pessoa deve ingerir 8 copos de água por dia, ou o equivalente a 2 litros. Quem pede a quantidade de água que devemos ingerir é o próprio organismo. Evidentemente que quando sentimos sede buscamos por água.

A pessoa que não se hidrata adequadamente terá prejuízo em todos os sistemas do organismo. É fundamental que a cada duas ou três horas a gente faça a ingestão de algum líquido, não necessariamente água. Os sucos naturais e a água de coco também são muito bem-vindos.

Um outro benefício apontado pela nutricionista é a regulação do intestino. Os excessos são eliminados com a água, o intestino funciona muito melhor. Ela hidrata o bolo fecal e ajuda a expulsar as fezes muito mais facilmente. A água ainda ajuda a regular a temperatura corporal, visto que nossa pele também necessita de água para realizar as trocas com o ambiente externo e para se manter hidratada com vitalidade. Especialistas ressaltam que o organismo não possui mecanismo para o armazenamento da água; por isso, a quantidade perdida a cada dia deve ser restituída para manter a saúde e a eficiência do corpo.

 

Desidratação
O corpo humano é composto de 70% de água. Quando há um baixo nível de líquido ocorre a desidratação. Se diagnosticada logo, é de fácil prevenção e tratável. 

A desidratação leve causa sintomas como fraqueza, tontura, dor de cabeça e fadiga; a grave pode levar à morte. Quando o líquido perdido não é reposto, os níveis de sódio na corrente sanguínea aumentam e surgem outras complicações. Indivíduos desidratados apresentam um volume de sangue menor que o normal, o que força o coração a aumentar o ritmo de seus batimentos, quadro chamado pelos médicos de taquicardia. Em condições normais, a água é eliminada do organismo através do suor, da urina, das fezes e lágrimas. Ficar sem beber água ou qualquer outro líquido e em exposição excessiva ao sol podem levar à desidratação. O organismo perde sódio e potássio. A perda desses nutrientes pode causar morte por parada cardíaca.

Dentre as causas de perda excessiva de líquido, a mais comum é a diarreia. No verão, as chances de ter uma diarreia aumentam, pois os vírus causadores dessa doença tendem a se multiplicar, tanto no ambiente quanto nos alimentos expostos ao calor. Vômitos também são responsáveis por grande parte dos casos de desidratação. O excesso de roupas aumenta a eliminação de água pelo organismo e pode levar à desidratação.

Para prevenir-se: Cuidados ao fazer sauna, atenção redobrada com crianças. Ao sair com os pequenos, sempre levar água. Não esquecer de ingerir sucos, frutas e evitar o excesso de sol. Nunca espere sentir sede para beber água, pois a sede já é sinal de desidratação.