Rua Vereador José Honório - Sousa - PB Atendimento 24H (83)3522.1777 / 99312-2402

Tropomina quantitativa

O exame de troponina é feito para avaliar a quantidade das proteínas troponina T e troponina I no sangue, que são liberadas quando existe lesão no músculo do coração, como quando acontece um infarto, por exemplo. Quanto maior for a lesão no coração, maior é a quantidade destas proteínas no sangue.

Assim, em pessoas saudáveis, o teste de troponina normalmente não identifica a presença destas proteínas no sangue, sendo considerado um resultado negativo.

Em alguns casos, este exame pode ainda ser pedido com outros testes de sangue, como o CPK ou a medição de mioglobina.
Para que serve o exame de troponina

Quando fazer o exame

Este exame normalmente é pedido pelo médico quando existe suspeita de que tenha acontecido um infarto, como quando surgem sintomas como dor forte no peito, dificuldade para respirar ou formigamento no braço esquerdo, por exemplo. Nestes casos, o exame é também repetido 6 e 24 horas após o primeiro teste. Confira outros sinais que podem indicar um infarto.

No entanto, o exame de troponina também pode ser pedido devido a outras causas de lesões no coração, como acontece nos casos de angina que vão piorando ao longo do tempo, mas que não apresentam sintomas de infarto.

O que significa o resultado

O resultado do exame de troponina em pessoas saudáveis é negativo, pois a quantidade de proteínas liberadas no sangue é muito baixa, sendo indetectada. Assim, se o resultado der negativo até 12 horas após uma dor no coração, é muito pouco provável que tenha acontecido um infarto, sendo que outras causas como excesso de gases ou problemas digestivos, sejam mais prováveis.

Já quando o resultado é positivo, significa que existe alguma lesão ou alteração no funcionamento cardíaco. Valores muito altos, normalmente são sinal de um infarto, mas valores menores, podem indicar outros problemas como:

    Batimento cardíaco muito acelerado;
    Pressão arterial elevada nos pulmões;
    Embolia do pulmão;
    Insuficiência cardíaca congestiva;
    Inflamação do músculo do coração;
    Traumas causados por acidentes de trânsito;
    Doença renal crônica.

Normalmente, os valores de troponinas no sangue ficam alterados por 1 a 2 semanas, podendo ser avaliados ao longo do tempo para garantir que a lesão está sendo tratada corretamente.

Veja que exames pode fazer para avaliar a saúde do coração.

Como é feito o exame

O exame é feito com a retirada de uma amostra de sangue da veia, através de um exame de sangue normal. Para este tipo de análise clínica não é necessário qualquer tipo de preparação como ficar de jejum ou evitar medicamentos.