Rua Vereador José Honório - Sousa - PB Atendimento 24H (83)3522.1777 / 99312-2402

Endoscopia

A endoscopia é, na maioria das vezes, associada às pessoas com problemas no estômago. Mas, o que pouco se sabe é que ela também serve para detectar doenças não só no estômago, como em toda a parte superior do tubo digestivo, incluindo o esôfago, estômago e parte do duodeno, além de bastante eficaz na prevenção de câncer na região estomacal, podendo, inclusive, ser feitos pequenos procedimentos cirúrgicos durante o processo. A endoscopia digestiva divide-se em endoscopia digestiva alta (oral) e colonoscopia – endoscopia digestiva baixa (intestino grosso).

O exame

No exame, um tubo flexível com uma câmera iluminada é introduzido no paciente, para que todo o trajeto percorrido seja visualizado e qualquer anormalidade seja detectada. Para que o paciente sinta o menor desconforto possível, durante o processo, dois tipos de anestesia podem ser aplicados: spray anestésico na garganta ou sedação. Na maioria dos casos de endoscopia digestiva alta, o procedimento dura em média 20 minutos. Na colonoscopia, em casos mais graves ou quando há a necessidade da pequena cirurgia, o processo pode durar cerca de 30 minutos.

Preparo

Ao se preparar para uma endoscopia digestiva alta, fique atento:

- É necessário um jejum de 8 horas;

- Deixe para tomar seus medicamentos depois do exame, mas se houver a necessidade do uso de qualquer medicação prescrita, você deverá tomá-la com água, nunca com leite, suco, etc.

- Não tome antiácidos.

- Em casos de pacientes diabéticos, o exame deve ser marcado o mais cedo possível, para que o uso de insulinas e hipoglicemiantes seja feito depois do exame e próximo à primeira refeição do dia.

Antes do exame, você preencherá a ficha de admissão e o termo de consentimento. Esse é o momento de tirar todas as dúvidas com o médico que for realizar o procedimento. Não se esqueça de informar o uso de qualquer medicamento, possíveis alergias e reações a medicamentos.

Endoscopia digestiva baixa (Intestino grosso):

Além das orientações acima descritas para a endoscopia digestiva alta, há necessidade do uso de medicamentos via oral para causar a desobstrução intestinal. Este fato é importante, pois na colonoscopia, o intestino grosso precisa estar completamente limpo, isto é, sem nenhum resíduo de material fecal.

Após o exame

Após o exame, é simples: você ficará de repouso por até 30 minutos, até que os efeitos da sedação passem. Se sua garganta ficar adormecida, ou levemente irritada, não se preocupe, porque isto é normal. Em caso de sedação completa, é obrigatória a presença de um acompanhante, pois você só será capaz de retornar normalmente às suas atividades no dia seguinte.

O resultado do exame poderá ser dado imediatamente a você, a não ser que haja coleta de material, o que pode fazer com que a entrega do resultado seja feita em 3 a 5 dias.

Não tome nenhuma conclusão precipitada ao olhar os resultados de seu exame. Ele deverá ser interpretado levando em consideração uma série de fatores, como o seu histórico clínico. O médico que solicitou o exame é o profissional mais adequado para analisar o exame e orientá-lo em relação ao diagnóstico e a qualquer procedimento futuro.