Rua Vereador José Honório - Sousa - PB Atendimento 24H (83)3522.1777 / 99312-2402

Ortopedia


É uma especialidade com foco na prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação das doenças do sistema musculoesquelético, incluindo ossos, articulações, ligamentos, tendões, músculos e nervos.

No princípio voltada ao cuidado de crianças com deformidades na coluna vertebral e/ou membros, agora a Ortopedia cuida de pacientes de todas as idades, desde recém-natos com pés tortos, passando por  atletas necessitando de cirurgias artroscópicas, até idosos com processos degenerativos articulares. Além das fraturas em qualquer idade.

Em geral, por ser uma especialidade cirúrgica, os ortopedistas tendem a mesclar o seu dia a dia entre rotinas de cirurgias com atendimento ambulatorial. No início da carreira, é comum estarmos alocados nos centros de trauma, atuando nas emergências.

Devido ao amplo leque de atuação, sobre todas as faixas etárias, ambos os sexos, com foco ambulatorial e/ou cirúrgico, o ortopedista pode diversificar sua rotina diária. Podendo trabalhar desde os mais específicos centros de especialidades até num pequeno município com o mínimo de recursos diagnósticos.

No momento, temos aproximadamente 13 mil ortopedistas registrados pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.

 Especialidades correlacionadas:

Reumatologia (em conjunto nas afecções articulares), Neurologia (déficit motores, afecções placa motor, etc), Neurocirurgia (afecções na coluna vertebral) e Fisiatria (nos processos de reabilitação).

Área de atuação:

A área de atuação é enorme. Além dos segmentos de subespecialidades (coluna vertebral, ombro e cotovelo, mão, quadril, joelho, tornozelo e pé, pediátrico, trauma, onco-ortopedia, osteo-metabólica) temos a possibilidade de atender crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, de ambos os sexos.