Rua Vereador José Honório - Sousa - PB Atendimento 24H (83)3522.1777 / 99312-2402

A importância do urologista

A urologia é a área da medicina responsável pela Atenção à Saúde do Homem e da Mulher tendo com objetivo a detecção e o tratamento das afecções (doenças) do trato urinário.

O câncer de próstata tem cura?

Sim. Destaca-se a importânica do exame anual (screening prostático: toque retal e exame de PSA) para detecção precoce do câncer de próstata aumentando as chances de cura caso seja confirmado a doença.

Precisa sentir “algo” para ter um câncer de próstata?

Não, a grande maioria dos cânceres de próstata são assintomáticos, por esse motivo é essencial os exames de rotina a partir dos 40 anos de idade.

Obs: Importante lembrar que a maioria dos sintomas prostáticos: jato da urina fraco, levantar várias vezes durante a noite para urinar, dor no “ pé da barriga” são sintomas decorrentes de uma doença benigna da próstata chamada Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), sendo o tratamento realizado de forma clínica, cirúrgica ou uma associação de ambas.

O sangramento na urina é câncer?

Não. Na grande maioria das vezes não se trata de um câncer, no entanto o sangramento na urina (hematúria) é um sinal de alerta devendo-se procurar um urologista para diagnóstico e tratamento adequado.

É possível voltar a ter filhos após vasectomia?

Sim, hoje em dia é possível reverter a vasectomia com auxílio de modernas técnicas microcirúrgicas.

O urologista trata crianças?

Sim, o urologista é responsável pelo tratamento das afecções urológicas da infância: fimose, perda de urina durante o sono (enurese), testículos fora da bolsa escrotal (criptorquidia) entre outras.....

As cirurgias para cálculos (pedras) são feitas por corte?

Na maioria das vezes não. Hoje em dia com o avanço dos materiais cirúrgicos e um adequado preparo do urologista durante sua formação, as cirurgias são realizadas sem cortes (vídeolaparoscopia, cirurgias percutâneas e endoscópicas) propiciando um retorno precoce às atividades do cotidiano, menor tempo de internação, menor dor no pós operatório e melhor resultado estético.

O urologista trata de mulheres?

Sim, o Urologista é responsável pelo tratamento de todas as doenças urológicas na mulher em todas as faixas etárias, tratando desde doenças benignas: infecções urinárias, perda de urina aos esforços, cálculos urinários entre outras e também é responsável pelo tratamento de doenças malignas do trato urinário: uretra, bexiga, ureter, rins e adrenais.

 

Fonte: http://rsaude.com.br/umuarama