Rua Vereador José Honório - Sousa - PB Atendimento 24H (83)3522.1777 / 99312-2402

10 dicas de como o pai de primeira viagem pode ajudar na gestação

Embora a gravidez esteja diretamente ligada ao corpo da mulher, a experiência da gestação é compartilhada também com o futuro papai — mesmo sendo vivida de formas completamente diferentes pelos dois. Na maioria das vezes, porém, é o pai de primeira viagem que sente mais nervosismo durante esse processo por não saber como se comportar nesse período tão especial e, ao mesmo tempo, tão delicado para o casal.

Sentir esse nervosismo é um ponto positivo, pois indica que o futuro pai entende a importância de seu papel durante a gravidez da mulher e que está interessado em desempenhá-lo corretamente, com cuidado e atenção.

Além disso, a figura do pai na gestação e na criação do bebê tem sido cada vez mais presente, possibilitando um desenvolvimento psíquico e emocional saudável para a criança e estabelecendo vínculos afetivos importantes entre pai e filho.

 Para ajudar nesse caminho, listamos 10 dicas que todo futuro papai deve saber sobre o período da gravidez. Confira: 

  1. Entender o seu papel como pai— e saber exatamente qual é a importância dele — é o primeiro passo para o homem que está “grávido”. Quando o filho ainda está na barriga da mamãe, você deve estar preparado para ser coadjuvante. Nesse período, a sua função é auxiliar a mulher, dando todo o apoio que ela precisa para enfrentar a gestação.
  2. Tire todas as suas dúvidas sobre a gestação

A maioria dos navegantes de primeira viagem tentará buscar na memória resquícios das aulas de biologia do ensino médio mas, podem acreditar, a gravidez é muito mais complexa do que detalhes que sua lembrança pode oferecer.

Para sanar isso, faça pesquisas na internet, leia livros sobre o assunto, acompanhe sua mulher nas consultas, questione o médico sobre todas as suas dúvidas e peça explicação sobre cada exame pelo qual ela passará. Além de compreender melhor as dores e os sentimentos da sua mulher, ela se sentirá bem tendo sua companhia e vendo o seu interesse.

Uma dica é deixar o carro com a manutenção em dia para utilizá-lo na hora da urgência. Além disso, na medida em que se aproxima o grande dia, fique atento ao celular. A qualquer momento você pode receber uma chamada avisando que o trabalho de parto começou.

  1. Respeite as possíveis variações de humor da mulher

Um dos pontos positivos de estar por dentro da gestação é saber que o corpo da mulher passa por uma variação hormonal intensa. Esse quadro pode gerar mudanças de humor ou não. Por via das dúvidas, o futuro papai deve estar preparado para o caso de a mulher apresentar um temperamento atípico. Seja paciente, compreensivo e respeite o momento pelo qual ela está passando.

  1. Esteja preparado para as mudanças na vida sexual

Algumas mulheres não sofrem alterações, outras veem sua libido aumentar, e também existem as que perdem esse desejo. Para lidar bem com esse último caso é preciso ter em mente que você não é o responsável pela mudança e não deve se sentir menosprezado ou inseguro. Após o parto, principalmente durante a quarentena, também é comum que o apetite sexual da sua esposa não esteja nas alturas. O corpo ainda está voltando ao normal, a rotina da casa está se reconfigurando e provavelmente já faz algumas noites que ela não está dormindo bem. Portanto, tenha calma! Deixe sua mulher confortável e mostre a ela que você a ama de qualquer forma. Após alguns dias, o apetite sexual tende a voltar ao normal.

  1. Fique por dentro dos cuidados essenciais com o bebê

Você sabe trocar a fralda de um bebê? Como segurar uma criança recém-nascida de maneira correta? Esses são apenas duas coisas que todo futuro papai deve se preocupar em aprender antes do final da gravidez.

  1. Saiba se comportar durante o parto

Chegou o momento pelo qual todos esperavam: o nascimento do seu filho. Nessa hora, calafrios e ansiedade são normais tanto para o pai quanto para mãe. O ideal, porém, é que você possa transmitir a maior segurança possível para sua companheira, por isso fique calmo — ela vai precisar da sua força mais do que nunca.

  1. Ajude a mamãe nos cuidados noturnos

Você deverá estar disposto a praticá-los a qualquer hora do dia, inclusive a noite. Por mais que você tenha trabalhado o dia todo e precise acordar bem cedinho, lembre-se de que sua esposa também precisa da sua ajuda quando o bebê acorda chorando durante a madrugada. Prepare-se, pois nos primeiros dias isso pode acontecer ainda com mais frequência.

  1. Saiba dividir a atenção com a sua mulher e com seu filho;
  2. Divida as tarefas domésticas;
  3. Tenha paciência com a sua sogra

Sabemos que, infelizmente, não é todo homem que tem uma boa relação com a sogra. Se este é o seu caso, esteja preparado para conviver amigavelmente com ela, até mesmo por respeito a sua mulher.

 

Fonte: http://www.cordvida.com.br/blog