Rua Vereador José Honório - Sousa - PB Atendimento 24H (83)3522.1777 / 99312-2402

Espermograma com morfologia de Kruger: para que serve e como é feito

A morfologia estrita de Kruger é um tipo de análise da qualidade dos espermatozoides produzidos pelo testículo do homem que leva em consideração a forma dos gametas. É um critério específico de avaliação da infertilidade masculina causada por alterações nos espermatozoides.

Após cerca de um ano de tentativas de gravidez, por meio de relações sexuais sem o uso de nenhum método contraceptivo, o casal deve passar a suspeitar de infertilidade e buscar o auxílio de um especialista em reprodução humana. A primeira medida a ser tomada pelo médico é a solicitação de exames que irão analisar o potencial fértil do casal.

 

O principal exame utilizado para analisar a fertilidade masculina é o espermograma e é por meio dele que é realizada a análise da morfologia estrita.

 

Como é realizada a análise da morfologia estrita?

O espermograma consiste na avaliação dos espermatozoides do paciente. Os gametas masculinos analisados são colhidos diretamente do sêmen, que é obtido por meio de masturbação em laboratórios especializados, após alguns dias de abstinência sexual. Não é recomendada a coleta de sêmen em casos de pacientes que apresentem períodos inferiores a dois dias ou superiores a sete dias de abstinência.

 

Os principais parâmetros que o espermograma avalia são:

- Concentração: quantidade de espermatozoides produzidos pelo paciente;

- Motilidade: capacidade de locomoção que os espermatozoides apresentam;

- Vitalidade: nível de sobrevivência e resistência dos espermatozoides, e

- Morfologia: o formato dos espermatozoides.

 

Para avaliar esse último parâmetro é realizada a análise da morfologia estrita. Nessa análise os espermatozoides são coloridos por meio de corantes especiais e avaliados em microscópio óptico sendo visualizados com um tamanho 1000 vezes maior. Os espermatozoides podem apresentar diversas alterações morfológicas, desde defeitos na cauda, cabeça ou acrossoma (organela localizada na cabeça do espermatozoide que possui enzimas responsáveis pela penetração do gameta no óvulo).

 

Os espermatozoides considerados normais, que apresentam cabeça em formato oval, parte intermediária e cauda perfeitas são os que apresentam maior chance de fertilização. De acordo com o critério de Kruger, a quantidade de gametas considerados normais deve ser igual ou superior a 4% para caracterizar normalidade no parâmetro de morfologia do espermatozoide.

 

Como a análise da morfologia estrita auxilia em tratamentos de reprodução humana?

Quando o índice de morfologia do paciente apresentar 5% ou mais de gametas normais, levando em consideração o critério de Kruger, e a concentração de espermatozoides móveis e progressivos for superior a 5 milhões por ml analisado, é considerada possível uma gravidez espontânea ou por meio de inseminação intra uterina (IIU), caracterizada como um tratamento de reprodução humana de baixa complexidade.

 

Nos casos em que a morfologia estrita de Kruger indicar uma concentração de espermatozoides inferior a 4% ou a quantidade de espermatozoides móveis não chegar a 5 milhões por ml analisado, é comum que o especialista em reprodução humana que assiste ao casal indique um tratamento de fertilização in vitro  pela técnica de ICSI (injeção intracitoplasmática), uma técnica que possibilita a injeção de um espermatozoide saudável, selecionado microscopicamente, diretamente no óvulo com o auxílio de uma agulha de máxima precisão.

 

Quando o espermograma não apresenta a morfologia estrita de Kruger, pode dar a falsa impressão de um exame normal, pois está sendo avaliado mais superficialmente. Portanto, é de extrema importância que o espermograma tenha essa morfologia mais detalhada. Pelos critérios de Kruger, quando a morfologia está abaixo de 5%, a chance de fertilização do óvulo pelo espermatozoide naturalmente é extremamente baixa.

 

Apenas após a avaliação do resultado do espermograma e do potencial fértil do casal o especialista poderá indicar a melhor técnica para cada caso, pois as condições do aparelho reprodutor feminino também poderão influenciar nas chances de fertilidade do casal.

 

Fonte: www.materprime.com.br